Muitos brasileiros têm o sonho de empreender. De fato, abrir um novo negócio pode ser uma excelente escolha para quem busca independência financeira. Mas qual será o mercado mais lucrativo para abrir uma empresa na atualidade?
Pensando em responder a essa dúvida, preparamos este artigo explicando qual é o mercado mais lucrativo no Brasil, com dicas imperdíveis para quem quer ingressar nele. Acompanhe!
Quais são os mercados mais lucrativos para empreender no Brasil?
Pequenos e médios negócios estão em alta. De acordo com o Sebrae, a renda gerada por empresas de menor porte é de R$ 420 bilhões por ano, o que equivale a um terço do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Entre os mercados mais lucrativos para empreender no Brasil, atualmente, estão os seguintes:
- Saúde e bem-estar
- Moda
- Alimentação (comércio)
- Casa e construção
- Revendas de gás de cozinha
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Como escolher um mercado lucrativo para empreender?
Uma das maiores dúvidas ao abrir um negócio é: como escolher um mercado lucrativo para empreender? Com tantas opções, quais são os fatores que devem ser levados em consideração nessa hora? Conheça a seguir alguns dos principais critérios para escolher um segmento de mercado lucrativo:
Demanda do mercado
A primeira coisa a que você deve atentar é a demanda do mercado. Afinal de contas, não adianta ter uma ideia criativa e inovadora sem apelo perante o público: o negócio vai vender pouco e você provavelmente ficará no prejuízo.
É claro que existem casos em que o próprio mercado cria uma demanda, ofertando um produto ou serviço tão inovador que as pessoas nem sequer sabiam que precisavam daquilo. Mas, em geral, a forma mais segura de começar a empreender é escolher um mercado com alta demanda.
Para fazer isso, você vai precisar fazer uma pesquisa de mercado para entender as necessidades dos consumidores.
Margem de lucro
É claro que é preciso pensar também na margem de lucro do negócio. Alguns setores têm margens mais altas, enquanto outros apresentam margens mais baixas.
Evidentemente, é possível ter bons resultados financeiros mesmo com margens de lucro mais baixas, ganhando no volume de vendas. Mas, em geral, priorizar os mercados com margens de lucro mais altas é mais vantajoso financeiramente para quem está começando a empreender.
Concorrência
A concorrência também precisa entrar na equação. Da mesma forma que é preciso fazer uma boa análise de mercado, é necessário também realizar um levantamento da concorrência para descobrir se há espaço para sua empresa crescer.
Ao fazer esse estudo, busque identificar lacunas, ou seja, necessidades dos consumidores que não estão sendo supridas pela concorrência, bem como oportunidades para a sua empresa se destacar.
Investimento inicial
Leve em conta também o investimento inicial de cada setor, que, em alguns casos, pode ser bem alto. Isso faz com que o retorno do investimento demore mais.
Ao escolher um mercado lucrativo para atuar, avalie o capital necessário para dar início às operações e o tempo médio em que o retorno chega. Assim, você terá uma ideia mais precisa de quando irá começar a lucrar efetivamente.
Estabilidade do mercado
A estabilidade do mercado é outro fator que precisa ser considerado. Há setores que, embora lucrativos, dependem muito da sazonalidade. Outros fazem um sucesso instantâneo, porém passageiro, e não perduram ao longo do tempo. Se você quer abrir um negócio longevo, o ideal é escolher um mercado estável e previsível, em que você saiba mais ou menos quanto vai lucrar por mês.
Regulamentação e burocracia
Por fim, é importante considerar a regulamentação e o nível de burocracia envolvido no mercado, já que esses fatores podem impactar diretamente a lucratividade do negócio.
Leia também: Como escolher uma distribuidora de gás para sua revenda?
Por que a revenda de gás é um ótimo negócio?
Entre os mercados mais lucrativos no Brasil, a revenda de gás se destaca. Quer saber por quê? Conheça a seguir os benefícios de uma revenda de gás para quem pensa em empreender:
Demanda constante
O gás de cozinha é considerado um item essencial, e uma das últimas despesas a serem cortadas até mesmo em períodos de recessão econômica. Sua demanda é alta e constante, independe de sazonalidade, e sua abrangência é enorme: o gás de cozinha está presente em 95% dos lares brasileiros, mais do que o gás natural e até do que a energia elétrica.
Além de abastecer residências em todo o país, o gás de cozinha também abastece comércios e até indústrias.
Margem de lucro atrativa
Outro ponto positivo de abrir uma revenda de gás de cozinha é a margem de lucro, consideravelmente mais alta do que a de outros tipos de empreendimentos. O setor trabalha com margens bastante atrativas, em torno dos 28%.
O retorno do investimento costuma vir a partir de 15 meses, em média.
Estabilidade do mercado
O mercado de gás também é previsível e estável. Atuando no setor, você não estará suscetível a grandes surpresas e terá uma certa previsibilidade de sua receita, pelo fato da demanda ser constante e estável.
Isso é importante pois garante que o retorno do negócio será dentro das expectativas, sem grandes oscilações. Há negócios que obtêm lucros fantásticos em alguns meses, mas, em outros, não conseguem sequer pagar as contas, o que é péssimo para a saúde financeira da empresa. Com uma revenda de gás, isso é mais difícil de acontecer, o que traz mais tranquilidade ao revendedor.
Regulamentação simples
O mercado de revenda de gás não é dos mais burocráticos, e é bem simples cumprir as regulamentações do setor e se manter em conformidade com a lei. Além disso, tanto a gestão quanto a operação são simplificadas: não é preciso ter uma grande expertise para lucrar, e a distribuidora escolhida ainda pode prestar todo o suporte necessário aos revendedores.
Seja um revendedor Consigaz
Como vimos neste artigo, a revenda de gás de cozinha é um dos mercados mais lucrativos no Brasil. Entre as vantagens estão a estabilidade, a operação simplificada, a baixa concorrência, o retorno rápido e as margens de lucro, entre outros benefícios.
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