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Como fazer o marketing digital para sua revenda de gás?

Homem sorridente segurando um celular

Índice

Engana-se quem pensa que, por comercializar um produto essencial e de demanda constante, uma revenda de gás não precisa divulgar seu negócio. O marketing é tão necessário para esse tipo de empreendimento quanto para qualquer outro, já que é preciso atrair e fidelizar os consumidores e se destacar da concorrência. 

Confira, a seguir, nossas dicas de marketing digital para revenda de gás!

 

O marketing digital consiste em estratégias de marketing que utilizam mídias digitais para fazer a promoção de marcas, produtos ou serviços. Ele é consideravelmente mais barato do que o marketing tradicional e bastante eficaz. Por isso, é uma excelente solução para pequenas e médias empresas que desejam divulgar seus produtos.

É importante que as revendas de gás tenham presença online, já que o público está nas redes e é lá que procuram informações e soluções para suas necessidades. 

Muitas pessoas, quando precisam comprar botijão de gás, recorrem à internet para saber onde encontrar um revendedor, e é preciso que elas encontrem seu negócio quando procurarem.

O ideal é investir em diferentes ações de marketing digital para revendas de gás, para impulsionar as suas vendas, já que, além de divulgar a marca, elas permitem construir um relacionamento com o seu público. 

O marketing digital é responsável por criar e manter um laço entre a empresa e seus clientes, algo essencial para que eles continuem comprando fielmente em seu negócio.

Leia também: Guia Completo: Como Abrir uma Revenda

 

Existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser usadas para promover revendas de gás, cada uma com um foco diferente. Confira, a seguir, algumas das plataformas mais eficientes para promover o seu negócio na internet:

 

Hoje, não dá para ter um estabelecimento e não estar presente no Google Meu Negócio. Trata-se de uma ferramenta do Google em que você pode cadastrar sua empresa e exibir informações sobre ela quando o usuário buscar uma revenda de gás. 

É a alternativa perfeita para fazer a revenda ter mais visibilidade na internet, e o melhor, é uma ferramenta gratuita.

Funciona assim: ao digitar o nome da empresa ou palavras-chave relacionadas, o Google exibe informações sobre o negócio, como horário de funcionamento, localização no Google Maps, fotos da loja, dados de contato, avaliações e perguntas dos clientes, promoções e novidades.

Além de aumentar a visibilidade da revenda, o Google Meu Negócio permite que o revendedor tenha acesso a vários dados importantes, como o número de pessoas que visitaram, quais palavras-chave foram buscadas para encontrar seu negócio, quais foram as dúvidas, críticas e sugestões que os clientes postam, entre outros insights valiosos.

 

O Instagram é uma das mídias sociais mais populares do Brasil. Certamente, seu cliente está lá, e, por isso, sua revenda também precisa estar. Pense em uma estratégia de conteúdo que tenha a ver com aquilo que seu público espera ver, solte a criatividade e explore os vários recursos da ferramenta.

Você pode, por exemplo, postar dicas de como economizar gás de cozinha no feed e nos stories do Instagram, compartilhar receitas para fazer no forno ou no fogão e dicas para usar o gás com segurança. Além disso, use a plataforma para divulgar promoções e novidades.

O segredo é mesclar conteúdo informativo do interesse de seu público com postagens que promovam seus produtos e as conveniências oferecidas pela revenda. Lembre-se de que é um processo contínuo, de longo prazo: não adianta postar em um dia e depois sumir das redes! É preciso ter consistência para manter a audiência interessada.

Não se esqueça também de atualizar os destaques com informações úteis sobre sua revenda, como o horário de funcionamento, as promoções vigentes, os preços dos produtos, o endereço e o telefone, entre outras. Isso facilita muito a vida do cliente que busca por uma revenda.

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O Facebook ainda é uma mídia social relevante para uma grande parcela da população. Por isso, precisa ser considerada em sua estratégia de marketing digital para revenda de gás. 

Utilize a ferramenta para criar uma comunidade engajada e alcançar novos públicos para sua revenda. Nas postagens, mescle anúncios e promoções com conteúdo útil, informativo e interessante, que atraia o público.

A página da revenda no Facebook também deve estar bem completa, contendo todos os dados importantes sobre o negócio: horário de atendimento, endereço, telefone, promoções vigentes, entre outras. Assim, os visitantes terão as informações que precisam ao acessar sua página.

 

O WhatsApp se tornou uma importante ferramenta de comunicação e pode ser usado também como um eficiente instrumento de vendas, sobretudo se você fizer um upgrade para o WhatsApp Business, a versão da plataforma voltada especificamente para os negócios.

O aplicativo pode ser utilizado para realizar o atendimento aos clientes, tirar dúvidas e até fazer vendas diretamente.

Além disso, é bastante útil para enviar material promocional e cupons de desconto exclusivos. Por se tratar de um canal direto com os consumidores, o WhatsApp ajuda a estreitar o relacionamento e incentivar a fidelização.

Caso você esteja se perguntando se vale mesmo a pena migrar para a versão comercial do aplicativo, a resposta é: sim, vale. 

O WhatsApp Business oferece uma série de recursos úteis aos empreendedores, como a possibilidade de criar mensagens automáticas para enviar aos clientes e de segmentar seus contatos em diferentes perfis (por exemplo, pessoas físicas e pessoas jurídicas), o que permite criar campanhas segmentadas, personalizadas e muito efetivas. Além disso, usar a versão comercial traz mais profissionalismo e credibilidade à empresa.

Leia também: Revenda de gás dá lucro? Quanto ganha um revendedor Consigaz

 

Uma estratégia de marketing digital para revenda de gás eficiente deve combinar anúncios pagos com mídia orgânica, ou seja, aquela que é espontânea e não exige investimento. Ambas as estratégias podem trazer resultados positivos para a empresa quando usadas com sabedoria.

Você pode, por exemplo, criar anúncios nas mídias sociais, investir em posts patrocinados divulgando localmente a sua loja e comprar palavras-chave relacionadas ao seu negócio no Google, para que sua revenda de gás apareça em destaque quando os usuários realizarem uma busca. Essas estratégias são relativamente acessíveis e costumam trazer excelentes resultados para negócios locais.

É importante destacar a necessidade de delimitar a área de atuação da sua revenda. Isso porque as estratégias de marketing devem ser focadas nesse espaço.

Vale a pena, ainda, anunciar em outras plataformas, como o Waze, por exemplo. O aplicativo é muito usado por pessoas em trânsito, que podem estar justamente procurando uma revenda de gás e, ao ver o anúncio, correrão para a sua loja comprar um botijão.

Paralelamente, invista em marketing de conteúdo e em técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) para aumentar o tráfego para a sua página de forma orgânica. Assim, você conquistará mais clientes em potencial sem ter que pagar por isso.

Como dito, o ideal é encontrar um equilíbrio entre mídias pagas e mídias orgânicas para otimizar seus recursos e obter melhores resultados. Por isso, separe parte do seu orçamento para anunciar em mídias digitais e, se possível, siga produzindo conteúdo orgânico de qualidade.

 

Ao longo deste artigo focamos bastante no marketing digital para revendas de gás. No entanto, é preciso salientar que as mídias tradicionais ainda têm bastante impacto sobre esse tipo de negócio. Por isso, vale a pena investir parte de sua verba de marketing para ações offline.

Uma dica interessante é distribuir brindes personalizados, como calendários, chaveiros e imãs de geladeira. Além de melhorar a experiência do cliente, você garante uma peça publicitária constante em seu dia a dia e aumenta as chances de uma nova compra. 

Se o consumidor fixa o ímã com o telefone de sua loja na geladeira, por exemplo, terá muito mais probabilidade de se lembrar dela quando precisar repor o gás.

Outra mídia offline que funciona muito bem para revendas de gás é a distribuição de panfletos nos arredores do negócio. 

Promova a sua revenda pelo bairro e suas imediações, assim, quando os clientes precisarem comprar um botijão de gás, saberão onde procurar. Da mesma forma, faixas e banners na frente da loja são úteis para chamar a atenção. Assim, as pessoas veem de longe que existe uma revenda de gás e sabem onde ir quando precisarem.