Ter uma revenda de gás de cozinha é uma excelente opção de negócio, uma vez que é um mercado rentável, com retorno rápido do investimento e fácil de operar.
Se você possui uma revenda de gás, sabe que a demanda pelo produto é constante e o estoque de botijões nunca pode faltar.
Mas, para quem está entrando agora nesse mercado, é esperado surgirem algumas dúvidas.
Uma das mais comuns é: Onde comprar botijão vazio para iniciar ou aumentar o meu estoque?
Neste artigo, vamos responder a essa e outras dúvidas comuns de revendedores: como é o mercado de revenda de gás, quais são as regulamentações e normas do setor, quais são os tipos de botijões de gás que podem ser revendidos, como verificar a qualidade dos botijões na hora da compra e como armazená-los corretamente. Acompanhe!
O mercado de revenda de gás: regulamentações e normas
A venda de gás de cozinha no Brasil requer algumas autorizações, documentações e alvarás. Quem atua nesse mercado, precisa conhecer as principais regulamentações e normas que regem o setor e cumprir o que prega a legislação.
Para obter a licença para revender gás de cozinha, a empresa deve ter CNPJ ativo com CNAE compatível com a atividade realizada, além de providenciar os alvarás da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, bem como fazer o registro na Junta Comercial, a inscrição na Receita Federal e o cadastro na Secretaria da Fazenda estadual (SEFAZ).
As normas dizem que as revendas de gás precisam ter uma infraestrutura mínima, em um terreno plano que conte com espaço suficiente para armazenar os botijões, separando os cheios e os vazios. Os botijões devem ficar em locais ventilados, afastados de onde há bastante circulação de pessoas. A área mínima varia conforme a quantidade de botijões a serem armazenados.
É necessário, ainda, ter uma área específica para gerenciar o negócio e atender os clientes, que fique longe dos botijões de gás. Algumas medidas de prevenção de incêndio também precisam ser adotadas, como a disponibilização de extintores em quantidade compatível com o número de botijões armazenados. Esse cuidado é necessário porque o gás de cozinha é uma substância inflamável.
Leia também: Guia Completo: Como Abrir uma Revenda
Como é feito o botijão de gás?
Importante mencionar que um botijão também pode ser chamado de “Cilindro” ou “Vasilhame”.
Os botijões são fabricados a partir de chapas de aço carbono, que são moldadas em duas partes: corpo e fundo.
Essas partes são unidas por soldagem para garantir resistência à pressão interna e segurança contra vazamentos. Após a montagem, o botijão passa por testes rigorosos, como o hidrostático e de estanqueidade, para assegurar sua durabilidade e resistência.
Depois dos testes, o botijão recebe uma pintura protetora. Já na casa do consumidor final, a válvula de segurança é instalada para liberar o gás de forma controlada.
Todo o processo segue normas da ABNT e é inspecionado pelo Inmetro, garantindo que o botijão esteja em conformidade com os requisitos de segurança, com uma vida útil de aproximadamente 15 anos.
Tipos de botijões de gás
Uma revenda pode trabalhar com alguns tipos e tamanhos de botijões de gás. Eles são classificados de acordo com a capacidade, e a escolha deve ser feita com base no perfil de consumo e na demanda do cliente.
Para selecionar os tipos de botijões de gás que você irá revender no estabelecimento, considere critérios como o espaço de armazenamento e o perfil de seus clientes.
É possível trabalhar com mais de um tipo para poder atender às necessidades de diferentes perfis de consumidores. Mas saiba que o forte da operação deve ser o botijão padrão P13, já que ele é o tipo mais usado e abastece 90% das residências no Brasil.
Botijão de 13 kg
O botijão de gás de 13kg é o padrão, o mais comum do mercado. É o tipo de botijão usado em residências, condomínios e estabelecimentos comerciais pequenos, que não têm uma demanda tão alta.
Botijão de 20 kg
O botijão de 20kg, que já tem uma capacidade bem maior do que o P13, é o único que pode ser utilizado em empilhadeiras. Por isso, é indicado para indústrias e empresas de alguns setores.
Em empilhadeiras, o gás é conduzido no estado líquido até o motor, onde é pulverizado e misturado ao ar para explosão na câmara de combustão. Por isso, esse botijão deve ser instalado e utilizado na posição horizontal.
Botijão de 45 kg
O botijão de 45kg é o que tem a maior capacidade, portanto, é o modelo indicado para abastecer empreendimentos que utilizam o combustível não só para preparar alimentos, mas também em aquecedores a gás e outros equipamentos. Ele é bastante usado em lavanderias, bares e restaurantes, hospitais e estabelecimentos comerciais de maior porte.
Leia também: Revenda de gás dá lucro? Quanto ganha um revendedor Consigaz
Onde encontrar botijões de gás vazios à venda?
Comprar de empresas regulamentadas e autorizadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), como a Consigaz, garante a qualidade e a integridade do botijão e a segurança das estruturas.
A Consigaz comercializa botijões vazios para revendas de gás que trabalham com outros distribuidores. Assim, independentemente de quem fornece gás para seu negócio, você pode contar conosco.
Para receber um orçamento, clique aqui!