Nenhum negócio sobrevive sem propaganda. No setor de revenda de gás de cozinha, não é diferente. Mesmo sendo um item essencial, com uma demanda alta e constante, é preciso investir em propaganda e marketing para se destacar da concorrência e atrair novos clientes. Mas como fazer propaganda de gás de cozinha de uma forma eficiente?
Neste artigo, vamos apresentar algumas das estratégias que mais dão resultados, tanto no ambiente físico quanto no digital, para você divulgar sua revenda de gás e prosperar no setor. Acompanhe!
Estratégias de propaganda tradicionais
As estratégias de propaganda tradicionais ainda têm um forte impacto no setor de revenda de gás. Por isso, vale a pena destinar parte de sua verba de marketing para as mídias tradicionais. Confira quais são as ações que trazem melhores resultados para revendas de gás de cozinha:
Imã de geladeira
Os ímãs de geladeira são uma ferramenta muito eficaz para manter a marca na mente do consumidor. Afinal, eles ficam fixados no refrigerador e o cliente olha para eles todos os dias. Portanto, é praticamente impossível não se lembrar da empresa quando acabar o gás e precisar repor.
Entre as vantagens de produzir ímãs de geladeira para distribuir entre os clientes estão a longa durabilidade, o baixo custo, a praticidade que eles trazem aos clientes e a facilidade de acesso ao número de contato da revenda.
O mais legal é que você pode fazer um design personalizado e criativo: basta procurar uma gráfica que ofereça esse serviço. Entre as informações que devem constar no ímã, não pode faltar o logo da empresa, o telefone/WhatsApp e possíveis ofertas.
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Brindes personalizados
Quem é que não ama ganhar presente? Seus clientes, certamente, sim. Por isso, distribuir brindes personalizados pode ser uma excelente ideia. Brindes úteis, como canecas, calendários, panos de prato, chaveiros e outros itens que os clientes usam no dia a dia ajudam a fixar a marca na cabeça de seus consumidores, quando possuem o logo e os contatos da empresa.
As vantagens são muitas: fortalece a marca, melhora a experiência do cliente (que se sente mimado e valorizado) e cria uma conexão emocional que é indispensável para a fidelização. Por isso, use sua criatividade e pense em brindes que sejam práticos e de uso frequente. Isso vai encantar sua clientela e mantê-la leal à sua revenda.
Panfletos
A entrega de panfletos pelas ruas próximas à revenda é uma estratégia de propaganda de gás de cozinha bastante efetiva. Apesar de a panfletagem estar se tornando mais rara e substituída pelas mídias digitais, ela ainda é muito relevante para o setor de revenda de gás. Afinal, é um meio fácil e barato de comunicar aos possíveis clientes que existe uma loja nas proximidades e divulgar promoções e condições especiais.
Como o objetivo é cobrir uma região específica, a distribuição de panfletos acaba tendo o alcance necessário para atrair o público desejado. O foco deve ser as redondezas da loja e o contato direto com o consumidor.
Mas atenção: para que essa mídia tão tradicional tenha o efeito esperado, é preciso investir em um design de qualidade. É importante contar com um profissional qualificado para fazer a arte, que deve conter, entre outros elementos, o endereço, o logo e o telefone de contato da loja. Aqui, novamente, é possível dar asas à imaginação e criar um design atrativo, que chame a atenção de possíveis clientes na rua.
Faixas e cartazes na loja
Pendurar faixas e cartazes na frente da loja e nos arredores também é uma estratégia bastante eficaz para chamar a atenção dos clientes, já que promovem visibilidade imediata e um impacto visual muito forte.
Esse tipo de mídia desperta muito o interesse das pessoas que passam pela rua, devido ao tamanho, as cores chamativas e as fontes grandes utilizadas.
Assim como as demais mídias, é preciso que os cartazes e as faixas exibam informações importantes, como o telefone de contato da loja e o endereço. Além disso, eles podem ser usados para promover ofertas, descontos, programas de fidelidade e serviços de entrega rápida.
Marketing digital para revendas de gás
Embora as estratégias de propaganda tradicionais ainda surtam bastante efeito sob os clientes no setor de revenda de gás, você também deve investir em marketing digital para ampliar seu alcance e potencializar seus negócios. Confira a seguir como fazer propaganda de gás de cozinha no ambiente digital:
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google poderosíssima — e totalmente gratuita. Nela, é possível cadastrar sua empresa e exibir informações sobre ela toda vez em que um cliente em potencial pesquisar sobre revendas de gás de cozinha no buscador. É bastante útil para trazer mais visibilidade e atrair novos consumidores para a revenda.
A ferramenta funciona da seguinte maneira: quando o possível cliente digita o nome da empresa ou palavras-chave relacionadas a revendas de gás, o Google exibe as informações do negócio, como o telefone, o endereço, o horário de funcionamento, avaliações de outros clientes, entre outras. Além disso, mostra fotos da loja, sua localização no Google Maps e perguntas de usuários (que você deve procurar responder).
Google Ads
O Google Ads permite que sua revenda de gás apareça como um dos primeiros resultados em pesquisas específicas no Google, exatamente quando o cliente está buscando por “gás de cozinha” ou “revenda de gás próxima”.
Os anúncios são exibidos no topo das páginas de busca, o que dá à sua empresa uma posição privilegiada e potencializa a visibilidade para quem realmente precisa do produto.
Saiba como fazer um anúncio pelo Google Ads:
- Campanhas locais: No Google Ads, você pode configurar anúncios locais para que apenas clientes em um raio específico de sua revenda visualizem o anúncio, focando sua publicidade em clientes que estão próximos e aumentando as chances de venda.
- Palavras-chave relevantes: Escolha palavras-chave que façam sentido para o seu público e seu serviço. Termos como “gás de cozinha barato”, “entrega rápida de gás” e “revenda de gás (bairro/cidade)” são sugestões de palavras-chave que podem atrair potenciais compradores locais.
- Anúncios chamativos: Inclua informações essenciais como telefone para contato, promoções, entrega rápida e horário de funcionamento. O texto do anúncio precisa ser curto, direto e focado na ação que você quer que o cliente realize.
- Extensões de anúncios: Use extensões para exibir informações extras, como telefone, endereço e links diretos para seções específicas do seu site, como promoções ou formulário de contato.
Instagram e Facebook
Não há dúvidas de que o Instagram e o Facebook são duas das principais mídias sociais no Brasil. Por isso, é importante que sua revenda esteja presente lá. Elabore uma estratégia e um calendário de conteúdo que faça sentido para a sua revenda, explore os vários recursos que as ferramentas oferecem e deixe a imaginação tomar conta.
Mas cuidado: não é indicado postar algo só porque “é bonitinho” ou “está na moda”. Todo conteúdo postado nas mídias sociais deve ser estratégico para o negócio e ir de encontro ao que o público espera ver em sua página.
Na hora de fazer suas postagens, lembre-se de que somente o texto não chama atenção: é preciso utilizar imagens, fotos, vídeos e o que mais completar sua divulgação. Não se esqueça também de usar as famosas hashtags para facilitar que o público ache seu perfil.
As ideias de conteúdo podem incluir dicas de culinária e de bem-estar, sugestões de como economizar gás de cozinha, receitas práticas, e outros temas que divirtam, informem e engajem o público. Mescle esse conteúdo de entretenimento com propagandas do seu negócio, divulgando promoções e novidades.
No Instagram, é preciso atualizar os destaques com informações úteis sobre a revenda, como o endereço, o telefone, o horário de funcionamento, os preços dos produtos e as promoções vigentes. No Facebook, inclua os dados de contato e as demais informações em sua página, para que os clientes encontrem com facilidade.
É preciso publicar com consistência e regularidade, sempre respondendo os comentários (tanto os positivos quanto os negativos) e as perguntas dos clientes e, se possível, investir em anúncios pagos para alavancar as publicações e trazer mais público para suas páginas.
Meta Ads
O Meta Ads oferece uma excelente oportunidade para alcançar clientes através do Facebook e Instagram, duas das redes sociais mais populares no Brasil. A plataforma permite segmentação detalhada, o que significa que você pode criar anúncios personalizados para pessoas com interesses em sua área de atuação.
Veja algumas orientações para fazer um anúncio pelo Meta Ads:
- Público segmentado: Defina o público pela localização, idade, interesses e comportamento. Isso é ideal para atingir, por exemplo, pessoas que frequentemente cozinham em casa, famílias e donos de pequenos negócios.
- Formatos visuais variados: Use imagens e vídeos chamativos que destaquem sua revenda, seus diferenciais e suas promoções. Opte por conteúdos que mostram o gás em uso ou as vantagens da sua entrega rápida e confiável.
- Anúncios dinâmicos: Meta Ads permite a criação de anúncios dinâmicos, que ajustam automaticamente o conteúdo com base nos interesses e comportamentos dos usuários. Assim, sua mensagem se adapta melhor ao que o cliente potencial quer ver.
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Waze
Você também pode fazer propaganda de gás de cozinha para motoristas no principal aplicativo de navegação do mundo, o Waze, que usa dados enviados por uma comunidade de usuários de forma colaborativa.
É possível criar um perfil e iniciar uma campanha publicitária para divulgar sua revenda de gás dentro do seu raio de atuação. Assim, quando o motorista estiver passando por perto, saberá que existe uma revenda por ali.
O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais usadas no Brasil, e pode ser usado também como instrumento de vendas, ainda mais se você migrar para o WhatsApp Business, a versão da plataforma voltada especificamente para as empresas.
O app de mensagens pode ser utilizado para realizar o atendimento aos clientes, tirar dúvidas, fazer pedidos de gás, manter o contato com os consumidores antigos e até realizar vendas diretas. É possível até mesmo usar a própria plataforma de pagamentos do aplicativo, o WhatsApp Pay, para concretizar a venda.
Além disso, você pode usar o WhatsApp para enviar conteúdo à sua base. Por ser um canal direto com os clientes, a estratégia adotada deve estreitar o relacionamento, enviando informações relevantes e não apenas propaganda.
Envie conteúdos como o horário de atendimento da loja (sobretudo em feriados), lembretes para comprar o gás de acordo com o último pedido realizado, promoções e eventos. Não se esqueça de divulgar o WhatsApp da loja nos outros canais de comunicação.
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Exemplos de textos prontos para propaganda de gás de cozinha
Ninguém resiste a um bom texto persuasivo e bem-escrito! Os textos promocionais para revendas de gás podem ser uma poderosa ferramenta de propaganda. Eles podem ser usados em faixas, panfletos, postagens nas mídias sociais e outros materiais promocionais.
Seguem alguns exemplos de textos prontos para você se inspirar:
- “Gás de cozinha com entrega rápida e segura! Ligue agora e garanta o seu!”
- “Precisou de gás? Estamos a um WhatsApp de distância! Entrega imediata e garantida.”
- “Promoção imperdível! Na compra de um botijão, ganhe um brinde exclusivo!”
Nessa hora, você pode usar a criatividade e criar textos chamativos e convincentes.